COMO COLABORAMOS

Para alcançar o nível de engajamento necessário na transição para a sustentabilidade na moda, enfrentando os seus diversos desafios complexos, estamos em constante aprimoramento teórico e metodológico. Atuamos a partir de três pilares: Colaboração, Visão Sistêmica e Experimentação.

 

1. Colaboração:

É nossa forma de atuar em meio à diversidade de perspectivas. Compartilhando ideias e práticas, vamos fortalecendo relacionamentos e a confiança entre os participantes, criando um espaço pré-competitivo, no qual convivem pessoas, empresas e instituições com perfis e interesses distintos e até conflitantes.
Na essência está o conceito de Colaboração Estendida, de Adam Kahane. Para ele, a maneira tradicional de imaginar a colaboração como um trabalho harmonioso em equipe é limitadora. No lugar dessa visão, sugere abraçar o conflito, a experimentação e a cocriação genuína, provendo ferramentas para dar início à mudança a partir de nós mesmos, da forma como vemos, ouvimos e nos relacionamos com o outro.

2. Visão sistêmica:

É uma abordagem da realidade que busca compreender o todo e a interconexão entre as partes, abraçando a complexidade. Esse tipo de pensamento considera as relações de força entre as partes, busca entender as causas dos problemas, nem sempre diretas, para agir em pontos do sistema que tem alto poder de transformação.
Foi com visão sistêmica que construímos os quatro possíveis Cenários Futuros da Moda no Brasil em 2035, olhamos para a moda brasileira e definimos os 6 eixos transformadores da moda sustentável – os pontos por meio dos quais podemos modificar a cadeia da moda nos próximos anos: Trabalho e Equidade | Meio Ambiente | Modelo de Negócios | Cultura e Consumo | Educação, Ciência e Tecnologia | Políticas Públicas.

3. Experimentação:

Os eixos transformadores deram origem aos primeiros grupos de trabalho no Colabora Moda Sustentável guiando a etapa de maior concretude do nosso trabalho: a prototipação das iniciativas multissetoriais. Ao cocriar e apoiar projetos conectados à cadeia da moda brasileira, ampliamos o impacto positivo do setor e avaliamos as ideias capazes de ganhar escala.

Novidades

LEIA MAIS

Ecossistema
de Inovação

O Colabora Moda Sustentável é estruturado para ser um terreno fértil para soluções inovadoras e tecnológicas que sejam também sustentáveis e éticas. Reunimos um conjunto de atores (indivíduos, empresas e instituições) que convivem entre si, formando um ambiente de conexões prósperas, onde o conhecimento se difunde.

As interações do ecossistema são nutritivas para o Colabora Moda Sustentável, ao mesmo tempo em que são estimuladas por nós. Por exemplo, para que tenhamos diversidade, criamos de forma intencional um espaço que mistura pessoas de diferentes regiões, gêneros, raças e áreas de atuação.

Também temos uma série de ações de apoio aos Colaborantes, que podem ou não acontecer em sequência:

• Prototipação coletiva
• Conexão entre mentores e empreendedores
• Busca por soluções financeiras para alavancagem de iniciativas
• Realização de encontros temáticos entre Colaborantes
• Promoção de eventos e publicações nossos e parceiros
• Desenvolvimento de capacidades de lideranças com visão sistêmica

Soluções Colaborativas

São as iniciativas multissetoriais cocriadas em parceria com pessoas físicas e jurídicas, e que colocam em prática a mudança que querem ver na moda. Entre 2018 e 2020, foram prototipadas e apoiadas pelo Colabora Moda Sustentável 29 delas: de início, eram geradas dentro dos nossos encontros; com o tempo, também passamos a incubar e fortalecer iniciativas geradas pelos membros em outros contextos e que se relacionavam com as temáticas que estávamos trabalhando. Cada uma delas têm sua história e seu jeito de atuar, por isso recomendamos uma visita à página do site dedicada a elas.

Confira as iniciativas que estão mudando a moda

Chamadas, Mapeamentos e Editais

Acreditamos que soluções inovadoras precisam ter um ambiente favorável para florescer e ser incentivadas para que alcancem ainda mais resultados. Além de fomentar as iniciativas criadas pelos Colaborantes, buscamos aprofundar nossa visão acerca do que tem sido criado para a cadeia da moda no Brasil por meio de chamadas, mapeamentos e editais.

Chamada Lab Moda Sustentável 2020 Em breve: editais Recursos Semente para membros

ENCONTROS E FORMAÇÕES

Acreditamos na força das relações e no desenvolvimento de capacidades como forças para promover mudança. Encontros online exclusivos para Colaborantes ou abertos ao público, organizados ao longo do ano, são nossos espaços de relação entre pessoas e projetos que estão olhando para as mesmas dimensões – e eventualmente trabalhando juntos.

Em 2021, nestes encontros, tivemos momentos dedicados a mergulhar em conceitos de sustentabilidade e regeneração, inovação para moda regenerativa e, entre outros temas, um estudo do Senai Cetiqt sobre os negócios de moda ligados à sustentabilidade no Brasil. Como complementação, organizamos formações a partir de demandas vindas do ecossistema e que ajudam a desenvolver os Colaborantes para agir. Além disso, tivemos a primeira edição do Encontro Colabora Moda Sustentável com sessões públicas. Compartilhamos mais sobre esses conteúdos no nosso blog e no nosso canal do YouTube.

Encontro Colabora Moda 2021 Acesse os webinários no Youtube Conteúdo exclusivo para Colaborantes Assine nossa newsletter e saiba dos nossos próximos eventos

ESTUDOS E PESQUISAS

Quanto mais informações e mais conhecimento sobre a realidade do sistema da moda brasileira, maior a nossa possibilidade de transformá-lo. Consideramos que a conexão com a academia é parte essencial da inovação dentro da moda brasileira – são os estudos que trazem subsídios teóricos, aprofundamento conceitual e dados atualizados. Por isso, apoiamos projetos de parceiros e membros do Colabora Moda Sustentável em diversas esferas de fomento. Dessa forma, olhamos para a cadeia de valor e entregamos aprendizados (nossos e dos Colaborantes) para o setor.

Estudo com Senai CETIQT Relatório Fios da Moda - Conteúdo de Colaborantes