Logo Colabora Moda Sustentavel
Foto de destaque
Foto: Paulo Sérgio Zembruski

INICIATIVAS

Existem inúmeras formas de inovar na moda. Para nós, um dos requisitos fundamentais é atuar sobre questões sistêmicas da sociedade. Pensando nisso, ofertamos espaço para cocriação e apoiamos várias iniciativas gestadas por membros do Colabora Moda Sustentável. Com nossa metodologia, andamos ao lado de pessoas, empresas e organizações na criação e amadurecimento de ações com potencial de impulsionar a circularidade. Em múltiplas frentes (educação, produção, trabalho decente e tantas outras), as iniciativas dão concretude à mudança e inspiram todos os elos do setor da moda.

32
INICIATIVAS
MULTISETORIAIS
16
PREMIAÇÕES DE
RECURSO SEMENTE

As iniciativas do Colabora Moda Sustentável são criadas pelos Colaborantes e podem receber nosso apoio em diferentes etapas de experimentação:

1

Prototipação coletiva;

2

Conexão entre mentores e empreendedores;

3

Busca por soluções financeiras para alavancagem;

4

Divulgação ao público;

5

Desenvolvimento de liderança com visão sistêmica;

CONHEÇA NOSSAS INICIATIVAS

Iniciativa criada para formar lideranças e gestores em torno de temáticas essenciais à realidade brasileira: raça, racismo, discriminação racial, preconceito racial, igualdade racial e ação afirmativa.

período: 2019-2021

Proponente: Instituto Trabalho Decente (Patricia Lima)

Colaborantes Parceiros: Instituto C&A, Casa Salô (Lívia Salomoni),, Cora Design (Laura Madalosso, Raquel Chamis)

Iniciativa criada com o objetivo de fortalecer o diálogo social entre trabalhadores e empresários, por meio da realização de rodas de conversas com lideranças trabalhistas, sindicatos e pequenos empresários para disseminar a moda sustentável. Além disso, construir acordos coletivos que valorizem o trabalho decente e melhorem os benefícios dos trabalhadores.

período: 2019-2020

Proponente: Francisca Trajano e Vicentina Vital (CNTV-CUT)

Parceiros Externos: Josenildo Melo (CNTV-CUT), Cristiane Souza (CNTV-CUT)

SOBRE AS INICIATIVAS

As primeiras iniciativas apoiadas pelo Colabora Moda Sustentável foram criadas coletivamente em 2018 e buscavam responder de forma sistêmica a desafios ambiciosos. Por meio delas, aprendemos metodologias, além de como lidar (ou não lidar) com os problemas da cadeia de moda no Brasil.

A partir de 2019, muitas outras iniciativas foram surgindo, fruto da energia transformadora de alguns empreendedores que já acompanhavam o Colabora Moda desde o início ou se juntaram à plataforma pelo ambiente de inovação. Muitas delas visavam responder também a questões de curto prazo e algumas se pautando pela perspectiva da criação de negócios de impacto ou negócios sociais. Naquele ano também foi lançado o primeiro edital de Recurso Semente, mecanismo de apoio exclusivo às iniciativas criadas por membros Colaborantes – que tem sido essencial para superar os primeiros desafios da inovação na moda sustentável.

Desde 2021, buscamos também identificar como e onde está aninhada a mudança de cada iniciativa proposta e como ela se relaciona com as demais. Uma mudança individual não nos parece suficiente: precisamos colaborar.

Além dos resultados tangíveis e mensuráveis, o aprendizado das iniciativas é um objetivo em si. O fim de ciclo de uma iniciativa abre espaço para que outra floresça. Por isso, nem todas as iniciativas atingem o mesmo estágio de amadurecimento – e celebramos todas elas da mesma forma.

RESULTADOS

  1. Ampliação de acesso a mercados aos micro e pequenos negócios
  2. Inclusão econômica de mulheres e pessoas vulnerabilizadas
  3. Soluções para resíduos têxteis
  4. Incentivo e visibilidade da moda pluriétnica brasileira
  5. Desenvolvimento de metodologias  para formação em sustentabilidade
Imagem ilustrativa

DEPOIMENTOS

“O Colabora busca dar apoio às iniciativas da moda se desenvolverem e causar impacto positivo na cadeia. Esse apoio é a forma de aumentar a sustentabilidade no setor.”

LUCILENE DACINGUER

DIRETORA COLABORA& MODA& SUSTENTÁVEL

“As iniciativas do Colabora são o espaço de transformação para todos os Colaborantes e para a sociedade”

MILENA PRADO

DIEESE

RECURSO SEMENTE

O Recurso Semente destina-se exclusivamente a iniciativas cuja coordenação seja realizada por membro Colaborante, e que incluam, em sua execução, parceria ou colaboração com pelo menos mais um membro do Colabora Moda Sustentável.

O apoio do Recurso Semente, destinado a projetos, soluções e negócios que estejam em fase desenvolvimento de protótipo, elaboração de projeto ou implementação e incubação, inclui concessão financeira e acompanhamento pelo Colabora Moda.

 

OBJETIVOS DO RECURSO SEMENTE

  1. Enfrentar os desafios identificados na transição rumo à moda sustentável e ética no Brasil, em consonância com as Recomendações para a Moda Sustentável;
  2. Apoiar iniciativas que desenvolvam soluções regenerativas para a moda;
  3. Auxiliar o desenvolvimento de protótipos, projetos e iniciativas colaborativas;
  4. Auxiliar na implementação das atividades ou no avanço da atuação de protótipos, projetos e iniciativas que busquem soluções replicáveis ou escaláveis;
  5. Garantir condições mínimas para que protótipos, projetos e iniciativas consigam captar recursos e implementar ou avançar em seus planos de trabalho;
  6. Promover a integração e o fortalecimento das relações entre os membros Colabora Moda Sustentável.
Foto Recurso semente