Logo Colabora Moda Sustentavel

O COLABORA MODA SUSTENTÁVEL

Foto
Imagem gentilmente cedida por Fashion Revolution Brasil

O COLABORA MODA SUSTENTÁVEL

Foto
Imagem gentilmente cedida por Grupo Soma

O COLABORA MODA SUSTENTÁVEL

Foto
Imagem gentilmente cedida por Santista

Somos uma plataforma multissetorial de colaboração e inovação em nível nacional formada por indivíduos e organizações que trabalham juntos por uma moda brasileira sustentável e ética.

Amparadas pela metodologia sistêmica, colaborativa e experimental, no Colabora Moda Sustentável pessoas físicas e jurídicas trabalham para:

1

INFLUENCIAR POLÍTICAS PÚBLICAS

2

PROMOVER MUDANÇAS DE CULTURA

3

CONSTRUIR NOVAS NARRATIVAS

4

CRIAR SOLUÇÕES CONCRETAS PARA TORNAR A MODA BRASILEIRA MAIS ÉTICA E SUSTENTÁVEL

Somamos hoje cerca de 100 membros no Colabora Moda Sustentável: produtores, indústrias, marcas, varejistas, associações setoriais, sindicatos, formadores de opinião, costureiras e lideranças do país. Construímos um diálogo entre diferentes que têm, no horizonte de 2030, objetivos comuns.

A moda do Brasil apresenta questões sistêmicas relacionadas ao trabalho e ao meio ambiente e, por isso, transformar esse setor é um objetivo ambicioso. No entanto, muitas soluções concretas vêm sendo construídas – e é no potencial delas que acreditamos.

A MODA BRASILEIRA EM
ALGUNS DADOS:

Brasil é o quarto maior produtor de vestuário do mundo e concentra todos os elos da cadeia da indústria têxtil
O setor da moda
emprega diretamente
cerca de 1,8 milhão de
pessoas
 e cerca
de 8 milhões
indiretamente no país
O setor calçadista é o quarto
maior produtor do mundo
,
atrás da China, Índia e Vietnã
A moda brasileira
movimenta mais de
R$ 180 bilhões
por ano
Brasil é o quarto maior produtor
de malhas e peças de vestuário
,
além de quinto em produção
têxtil e de denim.
No Brasil produzimos
roupa para ser consumida
no Brasil (somos o quinto
mercado consumidor no
mundo)
Em 2019, foram produzidos
763,7 milhões de pares,
dos quais 93,8 milhões
foram embarcados para
170 destinos

NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO:

QUAL MODA QUEREMOS EM 2030 E COMO VAMOS CHEGAR LÁ?

ESSA É A PERGUNTA QUE O COLABORA MODA SUSTENTÁVEL BUSCA RESPONDER EM SUA TEORIA DA MUDANÇA.

Teoria da Mudança é, em linhas gerais, uma descrição da mudança que queremos ver no mundo e de como pretendemos alcançá-la no curto e no longo prazo. Trata-se de uma metodologia para negócios e projetos de impacto social traçarem suas estratégias e se tornarem ainda mais efetivos na realização do que almejam.

UM MAPEAMENTO QUE CONECTA O PRESENTE AO FUTURO

Construímos nossa Teoria da Mudança em 2018, com toda a equipe do Colabora Moda Sustentável em parceria com a Move.Social – que conduziu nossas conversas e nos ajudou a definir como é a moda sustentável e ética que queremos ver existir até 2027.  Ao final de 2020, a coordenação do Colabora Moda Sustentável, junto dos Conselhos Consultivo e de Governança, revisou, atualizou e refinou a Teoria da Mudança, expandindo seu horizonte para 2030.

A CONSTRUÇÃO DA VISÃO 2030 FOI UMA JORNADA QUE INCLUIU AS SEGUINTES FASES:

CENÁRIOS

Ainda em 2017, com 41 lideranças da moda, imaginamos 4 possíveis cenários futuros da moda brasileira que fossem relevantes, desafiadores, plausíveis e claros

MAPEAMENTO SISTÊMICO

Em 2018 criamos um mapeamento sistêmico, identificando os eixos transformadores do ecossistema da moda

TEORIA DA MUDANÇA

Com a definição da Teoria da Mudança e a identificação dos eixos transformadores, partimos para a prototipação de soluções colaborativas (conheça algumas das iniciativas mais inspiradoras aqui)

NOSSA HISTÓRIA

2017

Criação do Lab Moda Sustentável a partir do impulso do Instituto C&A e com apoio estratégico e metodológico da Reos Partners; definição da Aliança Convocadora (composta por Abit, ABVTEX, OIT e Instituto C&A); formação da primeira equipe de trabalho (com 41 lideranças da moda brasileira) e construção de Cenários sobre o futuro da moda no Brasil em 2035.

2018

Transformação da Aliança Convocadora em Conselho de Governança, identificação dos eixos transformadores, definição da Teoria da Mudança e cocriação de 6 iniciativas.

2019

Entrada do DIEESE no Conselho de Governança e criação do Conselho Consultivo com a Fundação Hermann Hering. Reos Partners assume o secretariado do Lab Moda Sustentável. Renovação da equipe e mais 8 iniciativas cocriadas. Lançamento do primeiro edital de Recurso Semente e concessão do apoio a 3 iniciativas prototipadas por membros do Lab.

2020

Publicação dos instrumentos de governança. Realização da ‘Chamada Lab Moda Sustentável 2020’, em parceria com a Pipe.Social (total de 175 negócios mapeados e 3 mentorados por grandes empresas). Parceria com a Trê no programa CoVida-20. Cocriação de 10 iniciativas, sendo 7 delas apoiadas por Recurso Semente.

2021

Transformação do Lab Moda Sustentável em Colabora Moda Sustentável e lançamento do Plano de Membresia.

2022

Desenvolvimento de soluções estruturantes para a moda via Recurso Semente e ciclos de acompanhamento de iniciativas; realização de publicações, webinars e da Oficina de Moda Regenerativa e Circular; criação do Portal de Colaborantes e do Comitê de Ética.

2023

Encontro de Colaborantes pautado na gestão dos resíduos têxteis; produção da Cartilha de Recomendações para a Moda Sustentável no Brasil; desenvolvimento e amadurecimento dos Grupos de Trabalho Intersetoriais sobre Equidade e Educomunicação. Início da nova fase de mobilização da rede com iniciativas independentes e um papel de suporte para pautas de sustentabilidade.

GOVERNANÇA

Tornar públicos os compromissos, princípios e critérios de participação é essencial para que o Colabora Moda Sustentável una vozes e perspectivas na transformação da moda brasileira.

CARTA DE PRINCÍPIOS

Um dos principais instrumentos de governança é a Carta de Princípios, desenvolvida a muitas mãos. Por meio dela, indivíduos, empresas e organizações podem verificar se cumprem os requisitos para participar do Colabora Moda Sustentável, bem como assumir o compromisso de se engajar na transição para a sustentabilidade na moda brasileira. Ler e assinar a Carta sela o compromisso com o nosso movimento e com nossa Visão 2030.

TRANSPARÊNCIA

Temos o compromisso em avançar nos mecanismos de transparência, para que todos os integrantes (bem como o público em geral) saibam o que tem sido construído pelo Colabora Moda Sustentável. Concretude nas ações é uma das nossas diretrizes estratégicas, então listar os avanços que já nos aproximam da Visão 2030 (bem como os pontos de atenção) é essencial – assim como comunicá-los a todos que têm interesse em fazer parte da rede.

Parceiros

Conselho de Governança

Conselho Consultivo

Coordenação