Logo Colabora Moda Sustentavel

CHAMADA 2020: APRENDIZADOS E INICIATIVAS PREMIADAS PELO LAB MODA SUSTENTÁVEL

Colabora Moda Sustentável
12 de abril de 2021

 

Quando, em agosto de 2020, abrimos um edital focado em selecionar negócios e soluções para uma moda consciente e ética, queríamos impulsionar soluções de impacto positivo para o setor, que tivessem atuação no Brasil. Em parceria com a Pipe.Social, que ficou responsável pela seleção, convocamos negócios, startups, empreendedores, inovadores, empresas e organizações da sociedade civil.

Parte do resultado foi, como já era esperado, uma seleção de projetos para receber mentoria com executivos de grandes organizações como C&A, Hering, Instituto C&A e Santista. O que não podíamos medir, no momento do lançamento, era a quantidade de inscrições submetidas e o tanto de aprendizados que teríamos a partir das informações compartilhadas por elas.

Entre agosto e setembro de 2020, foram 175 negócios inscritos, todos relacionados aos eixos transformadores que são foco do Lab Moda Sustentável: Modelo de Negócio; Trabalho e Desigualdade; Meio Ambiente; Cultura e Consumo; Educação, Ciência e Tecnologia. Com alegria, nos vimos diante de um mapa de soluções que resolvem desafios da cadeia da moda e potencializam consumo sustentável e mercado ético.

Um mapa do empreendedorismo social no Brasil pelo recorte da moda

A maior parte das iniciativas que se inscreveram atuam nos desafios relacionados ao meio ambiente (37%) ou à cultura e consumo (26%). São, principalmente, negócios jovens, com menos de cinco anos de mercado (66%), que já têm modelo de negócios definido (49%) e que já receberam algum tipo de investimento (55%).

As iniciativas inscritas, em sua maioria, utilizam tecnologias inovadoras, são geridas por mulheres e têm o impacto positivo no centro do negócio.

Para baixar o pdf do infográfico clique aqui

Conheça os projetos premiados na Chamada Lab Moda Sustentável 2020

Dez finalistas apresentaram seus pitches (apresentações rápidas) em novembro de 2020, em um encontro aberto para a Equipe Lab Moda, para uma banca especializada, composta por executivos da C&A, Cia. Hering, Instituto C&A e Santista.

“Foram dez apresentações inspiradoras que renovaram nossas energias para seguirmos trabalhando. Queremos que a cadeia da moda seja mais inovadora e com mais impacto positivo na vida das pessoas e no meio ambiente.”

___Thayne Garcia, da Reos Partners

A banca selecionou três ganhadores:

Akmey Biotecnologia: oferece soluções biotecnológicas sustentáveis para a cadeia produtiva da indústria têxtil.

Clean Ocean: possui uma tecnologia proprietária de criação e desenvolvimento de novos fios utilizando filamento contínuo que reduz em 90% a emissão de micropartículas plásticas e aumenta a vida útil do fio.

Cotton Droplet: empresa que desenvolve, produz e comercializa fibras de algodão orgânico e com tingimento natural.

Fique de olho aqui no blog para acompanhar 1) mais notícias sobre eventos e oportunidades do Lab Moda Sustentável; 2) muito em breve, uma publicação especial produzida em parceria com o Senai Cetiqt a partir dos dados da Chamada 2020.