Logo Colabora Moda Sustentavel

5 MOMENTOS INESQUECÍVEIS DO COLABORA MODA EM 2022

Colabora Moda Sustentável
09 de dezembro de 2022

 

Não adianta tentar escapar: em dezembro, por onde quer que se vá no Brasil, tem aquele clima de celebração no ar. No Colabora Moda também é assim. Por isso, não poderíamos deixar de fazer nossa lista de melhores momentos. Afinal, nada como relembrar os acontecimentos que nos alegraram e que deram ainda mais sentido ao nosso trabalho de transformação da moda.

Neste post, mais do que publicar nossos indicadores e métricas, queremos trazer um gostinho do que vivemos – e que não foi pouco. No início do ano que vem, com embasamento em números e dados, publicaremos aqui nosso Relatório de Resultados de 2022. Agora é hora de relembrar momentos marcantes e agradecer.

 

1 – Colocamos em prática uma Caravana para divulgar as Recomendações pelo Brasil  

Com as Recomendações para a Moda Sustentável no Brasil , documento inédito que apresenta 17 medidas concretas para transformar a moda no nosso país (e que pode ser baixado gratuitamente aqui), tivemos o objetivo de unir diversas empresas e organizações no movimento de transição da moda para a sustentabilidade.

Depois de um longo período de cocriação em 2021, começamos 2022 mostrando as Recomendações para o país todo. A #CaravanaDasRECS chegou a sete estados brasileiros, reunindo pequenos e grandes grupos com quem conversamos sobre soluções práticas para as mudanças que precisam acontecer na nossa forma de produzir, vender e consumir moda no Brasil. 

Quer relembrar um pouco desse momento com a gente? Dê play no vídeo!

 

 

2 – Retornamos ao presencial com a Oficina de Moda Regenerativa e Circular 

A verdade é que, por mais que o mundo digital tenha nos permitido abrir inúmeras janelas durante a pandemia e tenha nos conectado com muita gente, sentíamos muita falta dos encontros presenciais. Então foi marcante vivenciar, em 2022, o retorno dos abraços! 

A Oficina de Moda Regenerativa e Circular aconteceu em São Paulo, na Unibes Cultural, com apoio especial da OIT. Painelistas muito especiais dividiram seus saberes com a gente: Kaká Werá, Marina Colerato, Silvio Moraes, Victoria Santos, Sonia Chapman, Karina Penha, Leticia Gallati e Patricia Lima. A presença de Colaborantes de vários estados brasileiros também foi essencial para a troca e o enriquecimento do nosso grupo.  

Lembrando que essa atividade gerou um material de leitura e aprofundamento: o Caderno de Moda Regenerativa e Circular. Para baixá-lo gratuitamente, é só clicar aqui.

 

3 – Celebramos o lançamento da primeira coleção do Coletivo Sartasiñani 

Com peças criadas para fortalecer a união, o pertencimento, a luta coletiva e o bem viver, a coleção LATINOSSOMOS, do Sartasiñani – um coletivo de imigrantes bolivianas integrantes do Colabora Moda – foi lançada na FAAP, em São Paulo/SP, no mês de outubro. 

Essa conquista, que é mais uma das tantas que vêm transformando a vida de mulheres do grupo, foi fruto de muito trabalho coletivo, que reuniu diversos Colaborantes – em especial o Tramando Juntas e a escola Éwà Poranga. Temos um post bem completo e repleto de imagens sobre esse evento. Para ler e se encantar, clique aqui.

 

4 – Nossa comunidade cresceu e chegamos aos 5 mil seguidores no Instagram

Ao longo de todo o ano, demos as boas-vindas a novos membros do Colabora Moda, que formalizaram suas entradas. Empresas e pessoas que só fazem crescer nosso coletivo e que têm compromisso com as transformações que estamos construindo juntos. 

Nas redes sociais não foi diferente. Em 2022, solidificamos ainda mais nossa atuação nas plataformas digitais e, com isso, ampliamos ainda mais o número de seguidores em todos os nossos canais. Celebramos a força da comunicação e das trocas de conhecimentos com um post no Instagram, reveja aqui.

 

5 – Colocamos no ar nosso novo vídeo institucional 

Para encerrar essa lista, que poderia ser ainda maior, deixamos aqui nosso vídeo institucional, realizado em parceria com o Cinedas e a Sonan Filmes. Nele, além de texto e imagens que traduzem nosso posicionamento, alguns Colaborantes emprestaram voz e imagem – e, assim, representaram todos nós.

 

 

E por aí, quais foram seus destaques? Compartilhe com a gente pelos stories, marcando sempre o @colaboramodasustentavel.