Logo Colabora Moda Sustentavel

LATINOSSOMOS: A PRIMEIRA COLEÇÃO DO COLETIVO SARTASIÑANI

Colabora Moda Sustentável
08 de novembro de 2022

 

O Sartasiñani é um coletivo de costura formado por mulheres imigrantes bolivianas em 2018. Nascida dentro do Colabora Moda Sustentável, a iniciativa tinha como objetivo inicial superar coletivamente as adversidades ligadas ao trabalho e à renda na moda brasileira. Sartasiñani, que vem do idioma andino Aymará, significa “levantemo-nos” – e foi com essa força transformadora que o grupo lançou LATINOSSOMOS, sua primeira coleção de roupas. 

 

 

Roupas com história

 

Inspiradas na cultura ancestral andina, as dez peças da coleção carregam a realidade de luta e a memória dessas mulheres. Nancy Guarachi, coliderança e ativa integrante do grupo, falou sobre como essa coleção representa um sonho coletivo. Também foi dela a frase “nossas roupas têm história”, que, em tom de manifesto, destacou-se em várias matérias sobre a coleção. 

“Neste coletivo, muitas de nós passaram pelas mesmas realidades quando chegamos no Brasil. Hoje, o sonho é realizar um trabalho digno e reconhecido por nossa mão-de-obra e nossa cultura.”

_ Nancy Guarachi

Ao longo do processo de criação de LATINOSSOMOS, diversas instituições integrantes do Colabora Moda Sustentável se engajaram: Instituto Ecoar para a Cidadania, Instituto C&A, Alampyme, Instituto E e a escola de moda intercultural Éwà Poranga, que ficou responsável por desenvolver estampas e modelagem.

Julia Vidal, designer de moda e liderança da Ewa Poranga, contou que a primeira ligação partiu de Sérgio Miletto (à frente da Alampyme e do Tramando Junt@s), sugerindo que ela desenhasse uma coleção valorizando a cultura e identidade das Sartasiñani. Então prontamente veio uma contraproposta: que a coleção fosse desenvolvida dentro da escola, com participação de alunos. Novas visões, assim, se uniram ao projeto.

 

LATINOSSOMOS: a identidade latino americana e o que compõe nosso DNA comum

 

Junto às sementes, como são chamadas as alunas da Éwà Poranga, seis estampas foram formadas por meio da troca com as mulheres Sartasiñani. A estampa preta e branca, por exemplo, surge do estudo de forma e contraforma realizado ao longo das aulas. Trata-se de uma mescla de técnicas de estamparia manual e digital, que apresenta a palavra LATINOSSOMOS repetidamente. Como não se pode ver o começo nem o fim de cada palavra, unem-se todas em uma só identidade latinoamericana: um “mantra gráfico”. 

“Latinossomos nos faz voltar para casa, para Pachamama, Aby Ayala. Se antes quiseram nos separar e enfraquecer, agora somos fortes e conscientes da beleza e da potência do ser latino, porque #latinossomos!”

Julia Vidal 

A coleção LATINOSSOMOS foi lançada em evento na FAAP, em São Paulo/SP, no dia 20 de outubro de 2022 – um evento que pode ser revisto na íntegra aqui. Cada peça criada fortalece a união, o pertencimento, a luta coletiva e o bem viver. Festejamos essa conquista e a transformação que as mulheres do grupo vêm gerando em suas vidas e nas que as cercam! 

Para acompanhar o grupo e comprar as peças, basta clicar aqui!