Logo Colabora Moda Sustentavel

NOSSA HISTÓRIA

2017

Criação do Lab Moda Sustentável a partir do impulso do Instituto C&A e com apoio estratégico e metodológico da Reos Partners; definição da Aliança Convocadora (composta por Abit, ABVTEX, OIT e Instituto C&A); formação da primeira equipe de trabalho (com 41 lideranças da moda brasileira) e construção de Cenários sobre o futuro da moda no Brasil em 2035.

2018

Transformação da Aliança Convocadora em Conselho de Governança, identificação dos eixos transformadores, definição da Teoria da Mudança e cocriação de 6 iniciativas.

2019

Entrada do DIEESE no Conselho de Governança e criação do Conselho Consultivo com a Fundação Hermann Hering. Reos Partners assume o secretariado do Lab Moda Sustentável. Renovação da equipe e mais 8 iniciativas cocriadas. Lançamento do primeiro edital de Recurso Semente e concessão do apoio a 3 iniciativas prototipadas por membros do Lab.

2020

Publicação dos instrumentos de governança. Realização da ‘Chamada Lab Moda Sustentável 2020’, em parceria com a Pipe.Social (total de 175 negócios mapeados e 3 mentorados por grandes empresas). Parceria com a Trê no programa CoVida-20. Cocriação de 10 iniciativas, sendo 7 delas apoiadas por Recurso Semente.

2021

Transformação do Lab Moda Sustentável em Colabora Moda Sustentável e lançamento do Plano de Membresia.

2022

Desenvolvimento de soluções estruturantes para a moda via Recurso Semente e ciclos de acompanhamento de iniciativas; realização de publicações, webinars e da Oficina de Moda Regenerativa e Circular; criação do Portal de Colaborantes e do Comitê de Ética.

2023

Encontro de Colaborantes pautado na gestão dos resíduos têxteis; produção da Cartilha de Recomendações para a Moda Sustentável no Brasil; desenvolvimento e amadurecimento dos Grupos de Trabalho Intersetoriais sobre Equidade e Educomunicação. Início da nova fase de mobilização da rede com iniciativas independentes e um papel de suporte para pautas de sustentabilidade.