Logo Colabora Moda Sustentavel

MOVIMENTO MODA COM VERSO CONVIDA A PENSAR SOBRE OS BASTIDORES DA MODA BRASILEIRA

Colabora Moda Sustentável
16 de setembro de 2021

Para quem não faz parte do setor da moda, pode ser difícil imaginar toda a história por trás de uma roupa. Longe de começar na loja, uma peça de vestuário percorre um longo trajeto até chegar às mãos de quem, de fato, vai vesti-la. E esse processo envolve pessoas, recursos, tempo e dedicação. 

Enxergar por detrás de uma peça é reconhecer as etapas envolvidas na produção dela, bem como as pessoas que reúnem seus conhecimentos em prol do vestir (trabalhadoras mulheres, na maioria dos casos). Estima-se que, no Brasil, 10 milhões de pessoas tenham sua renda diretamente impactada no final do mês pelo segmento. A tomada de consciência a respeito desse sistema complexo é um passo fundamental para a transição da moda para formatos mais sustentáveis e éticos. 

Colocar luz sobre essas informações e torná-las conhecidas pelo grande público é a premissa do ModaComVerso, projeto capitaneado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) – entidade que, para nosso imenso orgulho, também é membro Colaborante. O objetivo do movimento é abrir um diálogo sobre o processo produtivo e mostrar que roupa vai muito além do que se lê na etiqueta.  

Para dar visibilidade para quem de fato está fazendo a diferença no setor, o Moda Com Verso foi oficialmente lançado em setembro de 2021. Já está atuando na promoção da moda socialmente responsável no Brasil,  a partir do estímulo a uma cadeia produtiva ética e humana. Trata-se de um movimento de gente comprometida com o combate ao trabalho análogo ao escravo e infantil, além da redução da informalidade. 

Todos os elos da cadeia produtiva da moda importam para fortalecer o movimento:
  • VAREJISTAS: assumem o compromisso de auditar e monitorar 100% de sua cadeia produtiva e somente adquirir produtos das empresas aprovadas nas auditorias, por meio do Programa Abvtex.
  • FORNECEDORES: empresas que fazem parte do Programa Abvtex e se comprometem a serem auditados periodicamente.
  • ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL: apoiam na disseminação do movimento e na produção de conhecimento sobre as causas envolvidas.   

No site do Moda Com Verso, é possível acessar todas as informações sobre como fazer parte do movimento – que lembra, por fim, que “consciência é tendência”. Recomendamos também a leitura do manifesto e um play neste vídeo, que dá o tom da campanha: 

Sobre o Programa Abvtex

Com mais de 3,5 mil empresas fornecedoras aprovadas, o Programa Abvtex já fez mais de 43 mil auditorias em 613 municípios, 19 estados. Os trabalhadores beneficiados representam mais de 60% das 540 mil pessoas ocupadas hoje na indústria de confecção de roupas. A iniciativa também foi premiada recentemente com a conquista do Selo de Direitos Humanos e Diversidade (2019 – 2020), atribuído pela Prefeitura de São Paulo. Além do primeiro lugar no Prêmio de Direitos Humanos (2018), concedido pelo Governo Federal. Uma das metas do programa é ampliar a inclusão de empresas na atuação ética e responsável.  Clique aqui no checklist para saber quais os principais requisitos avaliados pelo Programa. Conheça o regulamento e o Programa ABVTEX.