Logo Colabora Moda Sustentavel

[RECS PELO BRASIL] DIÁRIO DA CARAVANA: PORTO ALEGRE/RS E BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC

Colabora Moda Sustentável
07 de fevereiro de 2022

 

A Caravana das Recomendações Colabora Moda pelo Brasil começou! Antes, melhor explicar: “Caravana” é como estamos carinhosamente chamando uma sequência de eventos marcados para apresentar as Recomendações em diferentes estados e polos de moda do país, indo de Sul a Norte. Foi emocionante ver nosso trabalho colaborativo se lançando ao público! A primeira parada foi em Porto Alegre, no InspiraMais, no dia 25 de janeiro.  

Por lá, participamos de uma palestra para apresentar as Recomendações e mostrar, pela primeira vez, o vídeo da nossa campanha. Quem abriu os trabalhos foi nossa diretora, Lucilene Danciguer, que contou com a companhia do coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, de Verônica Couto, do Sebrae Nacional, de Laura Madalosso, da Cora Design e de Itiana Pasetti, da Revoada. 

 

 

Em poucas palavras:  Colaborantes unidos fazem acontecer! Nas falas de todos os participantes da atividade, estava já colocada a ideia de que implementar uma recomendação para a sustentabilidade significa mover todas elas. O recado foi dado: vamos começar pelo que cada parte pode fazer agora. 

Em seguida, as Recomendações ancoraram em Santa Catarina para um workshop especial com integrantes do Santa Catarina Moda e Cultura, importante plataforma de experimentação criativa que fortalece a indústria da moda e do design no estado. Deixamos aqui nosso agradecimento especial à Amélia Malheiros e a todo o time do SCMC pela oportunidade, acolhida e possibilidade de diálogo.

 

 

Como forma de partilhar toda a emoção deste lançamento, que é só o começo da jornada, conversamos com a Lu, que voltou para casa com o coração quentinho. Ela relatou um pouco dessa experiência:  

“Senti que fizemos um lançamento capaz de engajar os atores nas Recomendações. Saí com a certeza de que nos conectamos, que começamos a mudar. Fiquei segura sobre as Recomendações serem capazes de aterrar a sustentabilidade no setor. Juntas, elas fazem muito sentido para quem está fazendo moda no dia a dia.” 

 

Sobre o InspiraMais, em Porto Alegre-RS: 

 

“O InspiraMais, entre os eventos que conheço de moda, transpira sustentabilidade. Muitos dos painéis estavam falando sobre sustentabilidade. Era o lugar certo para fazer o lançamento das Recomendações!”

“Muita coisa me chamou a atenção na feira, tanto em relação aos novos materiais que estão sendo desenvolvidos quanto nas novas formas de fazer e de mostrar identidades brasileiras, como vimos no trabalho da Clau Estampas. Os biomateriais feitos de angico, de kombucha, de micélio me fazem lembrar de um aprendizado que tivemos no ano passado: a biologia está para a inovação no século XXI como a química esteve para o século XX.”

 

Sobre o workshop no SCMC, em Balneário Camboriú-SC: 

 

“O Santa Catarina Moda e Cultura é um hub de inovação e sustentabilidade que pensa a moda conectada com outros setores, numa perspectiva territorial, e pudemos nos conectar também com uma frente importante da moda, que é a moda casa. Por lá, as Recomendações tiveram ressonância e fizeram muito sentido. Foi interessante – e muito bonito – ver um encontro geracional, de pioneiros e sucessores, que se colocaram a pensar juntos. Mostrou que as Recomendações falam com diferentes gerações.” 

 

 

“Foi significativo perceber que lançamos as Recomendações em um período de alta dos casos na pandemia. Muito do que tínhamos planejado não conseguimos fazer em função de pessoas que ficaram doentes e de escritórios que se fecharam novamente. Além disso, passamos por chuvas resultantes do clima extremo. Aconteceram deslizamentos, problemas na estrada… é algo representativo desse momento, em que queremos falar sobre a reconstrução do planeta. Saio com a certeza de que estamos fazendo algo absolutamente importante e necessário.” 

Seguimos nos espalhando pelo Brasil e fortalecendo as Recomendações para a Moda Sustentável Brasileira!

O Diário da Caravana das Recomendações é uma série de depoimentos de Colaborantes que estão apresentando as Recomendações para a Moda Sustentável Brasileira em diversos pontos do país. Aqui, nossa diretora, Lucilene Danciguer, foi ouvida por Raquel Chamis, que editou o texto. Quer levar as Recomendações para a sua cidade e depois compartilhar conosco suas reflexões? Escreva para contato@colaboramodasustentavel.vinil.dev.