Logo Colabora Moda Sustentavel

OFICINA DE MODA REGENERATIVA E CIRCULAR COLABORA MODA SUSTENTÁVEL

Colabora Moda Sustentável
15 de setembro de 2022

 

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em São Paulo, aconteceu a Oficina de Moda Regenerativa e Circular Colabora Moda Sustentável, em São Paulo. Neste post, além de reunir as principais fotos (que resumem, melhor que qualquer palavra, a força dessa reunião), reproduzimos também um trecho do texto que foi enviado na nossa newsletter de setembro. 

Em breve, disponibilizaremos um material de síntese dos conteúdos abordados na Oficina, para que seja possível revisar aprendizados e aprofundar nos temas de interesse. Até lá, deixamos nosso agradecimento a todos que estiveram presentes – seja on ou offline – e a quem abrilhantou os painéis com tantos conhecimentos e disposição à construção de soluções para a moda brasileira: 

Kaká Werá (Instituto Arapoty) • Marina Colerato (Instituto Modefica) • Sonia Chapman (Rede ACV) • Silvio Moraes (Textile Exchange) • Vitória Santos (Senai Cetiqt) • Karina Penha (MUVUCA) • Patrícia Lima (Instituto Trabalho Decente) • Leticia Galatti (IS.NAU)

 

 

UM CONVITE AO BEM VIVER 

 

A Oficina de Moda Regenerativa e Circular Colabora Moda Sustentável teve como companhia os ventos frios do inverno paulistano. Mas, do lado de dentro do Unibes Cultural, o que se sentiu foi um grupo de corações aquecidos – desde o momento de abertura, com guiança de Kaká Werá Jecupé, até um encerramento repleto de partilhas. 

Além de reunir, nos painéis, especialistas em temas conectados com as transformações mais urgentes da moda, a Oficina propiciou um encontro de afetos e trocas. Juntos, representantes de todos os elos do nosso setor tiveram a oportunidade de aprofundar questões ligadas à circularidade (tanto pelo viés ambiental quanto social). Mais ainda: aprendemos sobre o bem viver e sobre a importância de se reconhecer natureza

Nos momentos de construção coletiva, garantimos encaminhamentos nos Grupos de Trabalho sobre Fibras, Emissão de Gases de Efeito Estufa, Educomunicação e Equidade. E reforçamos nosso compromisso com soluções que estimulem a convergência de visões e que sigam dando passos ritmados rumo a uma moda mais regenerativa e circular. Outra realidade para o setor é possível. Então vamos?

 

Kaká Werá Jecupé, autor, ambientalista e tradutor, deu as boas-vindas ao grupo e compartilhou sua visão de mundo na palestra Bem Viver e Regeneração.

 

A Galeria Saberes da Moda.

 

Marina Colerato e Silvio Moraes no painel “Das diversas abordagens da Circularidade às escolhas necessárias para a transição”.

 

Da justiça climática aos indicadores sociais das pessoas que fazem a moda.