Logo Colabora Moda Sustentavel

Maior evento ativista de moda do mundo, o Fashion Revolution lança seu manifesto.

Colabora Moda Sustentável
17 de abril de 2023

 

 

A Semana Fashion Revolution, campanha que acontece anualmente ao redor do mundo com o objetivo de reimaginar coletivamente um sistema de moda justo e igualitário para as pessoas e o planeta, acontecerá de 22 a 29 de abril de 2023. O tema deste ano é o Manifesto pela Revolução na Moda com 10 pontos que reforçam a visão rumo uma indústria da moda que conserve e restaure o meio ambiente, e valorize as pessoas acima do lucro. 

Abril de 2023 marca o décimo ano de aniversário da tragédia do desabamento do edifício Rana Plaza em Dhaka, Bangladesh, assim como o ano em que o Fashion Revolution foi criado. Usando os 10 pontos do Manifesto pela Revolução na Moda como ponto de partida, o movimento pretende mobilizar pessoas, amplificar vozes não ouvidas ou marginalizadas, e trabalhar em prol de soluções efetivas para a indústria da moda. Leia os dez pontos do manifesto aqui

Na última década, o debate em torno da moda mais sustentável ganhou espaço e destaque, mas o progresso real é lento, considerando o contexto da crise climática e da crescente injustiça social. Embora a indústria da moda tenha um grande impacto negativo, esta mesma indústria tem o potencial de ser uma força de mudança. 

Partindo da transparência da cadeia de fornecimento aos salários dignos, do desperdício têxtil à apropriação cultural, da liberdade de associação à biodiversidade, da luta antirracista a equidade racial e de gênero, o Fashion Revolution compartilha soluções para os problemas socioambientais relacionados à moda. 

A moda precisa estar atrelada à vida e à prosperidade. Fazer parte da construção de sociedades justas, alinhadas com a natureza, em ciclos regenerativos, onde desastres como o Rana Plaza nunca voltem a acontecer “, diz Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution Brasil. 

 

Foco na equidade racial e de gênero

 

Ao revisitar o Manifesto pela Revolução da Moda o Fashion Revolution chama a atenção para dois pontos fundamentais para ampliar o debate sobre raça e gênero na indústria da moda: 

4 – Que a moda respeite as heranças culturais, celebrando e fomentando a artesania e honrando os artesãos e artesãs. Que reconheça a criatividade como seu ativo mais forte. Que não se aproprie de nada sem permissão ou reconhecimento.” 

5 – Que a moda fortaleça a solidariedade, inclusão e democracia. Que lute contra opressões de gênero, raça e classe e contra tudo que exclui. Que reconheça a diversidade como seu sucesso.” 

Decolonizar a moda é essencial para que todos pertençam, sintam-se representados e ocupem espaços com a sua ancestralidade, essência, corpos e conceitos. A existência, a identidade e até a maneira de se vestir de muitas pessoas é negada, proibida, violentada e marginalizada pela colonização do pensamento e pelo apagamento da história. “De maneira não democrática e segregadora, criam-se abismos quando se trata de representatividade interseccional: gênero, raça e classe, nessa grande matriz do capitalismo.”, diz Paloma Gervásio Botelho, Coordenadora de Diversidade do Instituto Fashion Revolution Brasil. 

 

Como participar da Semana Fashion Revolution 2023 

 

A programação ficará disponível no site e nas redes sociais da organização, e está sendo construída colaborativamente por cerca de 70 representantes locais e aproximadamente 110 docentes e 85 estudantes embaixadores, todos compondo uma rede voluntária espalhada pelo Brasil todo. 

“A rede de representantes locais e embaixadores é o maior tesouro do movimento FR Brasil. Elas amplificam as vozes locais, conectando regiões e culturas, trazendo olhares diferentes e regionais para o debate da moda nacional que clama por pluralidade e diversidade. Mais do que falar de sustentabilidade, nossa rede regional nos ajuda a ouvir sobre sustentabilidade “, diz Marina de Luca, coordenadora de Mobilização do FRB. 

Esse ano, nosso foco com a rede de representantes e embaixadores é fortalecer a presença nas regiões Norte e Nordeste e aumentar a diversidade de raça, gênero, origem e idade. Entendemos que o número de pessoas representando o movimento é importante, mas adicionamos também a importância da profundidade dessa relação, e a cada ano buscamos ferramentas e impulsionar mais nossa rede de voluntários. Dentro desse objetivo, esse ano trazemos uma parceria com a ong Nossas, para o projeto Amazônia de Pé, criando pontos de coleta de assinaturas em alguns de nossos eventos, e trazendo treinamentos da Nossas para a rede de voluntários do Fashion Revolution.

Uma das formas de se envolver com a campanha, o movimento incentiva que os cidadãos façam perguntas nas redes sociais: 

#QuemFezMinhasRoupas, pois a prioridade da campanha é que as pessoas que fazem as roupas tenham condições dignas de trabalho. 

#DoQueSãoFeitasMinhasRoupas, como seria o mundo se as marcas restaurassem os sistemas, em vez de esgotá-los? 

#aCorDeQuemFezMinhasRoupas, vamos exigir que as empresas tenham ações com foco na promoção de igualdade racial entre seus funcionários. 

Conheçam alguns materiais da campanha: 

Mensagens-chave

Programação

Pasta pública

Plaquinhas Quem Fez Minhas Roupas / Eu Fiz Suas Roupas 

Dúvidas frequentes sobre a Semana Fashion Revolution

Templates (arte) divulgação de eventos

Biblioteca compartilhada Fashion Revolution 

Serviço: 

Semana Fashion Revolution 2023 

De 22 a 29 de abril 

Acesse o site ou acesse o instagram

Assessoria de imprensa: 

Julia Teodoro, equipe de comunicação 

comunicacaofr.julia@gmail.com