Logo Colabora Moda Sustentavel

GIGANTES DO VAREJO PARTICIPAM DE OFICINA DE PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NO SEGMENTO DA MODA

Colabora Moda Sustentável
03 de maio de 2022

 

Atividade promovida pelo Instituto Trabalho Decente tem apoio do Colabora Moda Sustentável e do Instituto C&A

 

Brasil, abril de 2022 – Lideranças de algumas das principais varejistas de moda e da indústria têxtil do país como Arezzo, C&A, Grupo Soma, Hering, Renner, Lunelli e Malwee, além da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), participaram nos últimos dois dias, 27 e 28 de abril, do I Encontro de Formação Antirracista na Moda, realizado no Hotel Mercure Jardins, em São Paulo. Com o objetivo de debater caminhos e soluções para que haja mais equidade racial no segmento, a atividade foi promovida pelo Instituto Trabalho Decente (ITD) e apoiada pelo Colabora Moda Sustentável e pelo Instituto C&A.

 

 

A iniciativa, que surgiu a partir do Encontro Nacional do Colabora Moda, em 2020, buscou debater a desigualdade racial e seus impactos socioambientais. A falta de conhecimento a respeito do racismo é um dos motivos que dificulta o caminho em busca da igualdade, segundo a advogada Patrícia Lima, diretora do Instituto Trabalho Decente e coordenadora dos debates.

“Precisamos ir fundo nos porquês, já que a mudança começa pelo reconhecimento e pela contextualização do problema. Só assim as organizações conseguirão construir estratégias efetivas”, explica Patrícia. “Trata-se um dos principais setores que mais empregam no Brasil, com força na economia. Precisamos de um diálogo propositivo”, complementa.

 

 

Desde conceitos mais gerais como o que é racismo e discriminação racial até um debate mais amplo sobre racismo estrutural e institucional, o I Encontro de Formação Antirracista na Moda buscou também saídas e maneiras de mudar essa lógica intrínseca e, muitas vezes, naturalizada nos ambientes de trabalho.

 

 

Essas questões relacionadas à desigualdade de gênero, raça, território e origem tem ficado cada vez mais evidente, como aponta a diretora do Colabora Moda Sustentável, Lucilene Danciguer. “No ano passado, nós construímos as Recomendações para Moda Sustentável e o que cada atuante no setor no Brasil pode fazer para contribuir. Assim, essa formação foi pensada para que pudéssemos dar continuidade a este trabalho. Embora este seja apenas um passo nessa longa jornada, o importante é caminhar em prol da mudança”, comenta.