Logo Colabora Moda Sustentavel

ECOSSISTEMA DO SISTEMA DE MODA: UM PAINEL SOBRE COLABORAÇÃO NO FÓRUM DA OCDE

Colabora Moda Sustentável
28 de fevereiro de 2023

 

Como os projetos colaborativos contribuem para uma moda mais sustentável no Brasil? Essa foi uma das perguntas-guia da Side Session do Fórum OCDE sobre Devida Diligência no Setor de Vestuário e Calçados, realizada no dia 13 de fevereiro de 2023. Os convidados Edmundo Lima (Moda ComVerso – Abvtex), Andrej Slivnik (Projeto SCORE no Brasil – OIT) e Mariele Christ (Brazilian Sustainable Fashion League – Texbrasil) estiveram ao lado da nossa diretora Lucilene Danciguer. Mediados por Fernando Pimentel (Abit), apresentaram exemplos e resultados dos projetos que lideram. 

 

 

Antes de chamar os convidados a compartilharem suas visões, Fernando Pimentel traçou um panorama sobre a cadeia de valor da moda brasileira, que é heterogênea e complexa: ela está entre as cinco maiores do mundo e vem sendo continuamente qualificada por marcas brasileiras em fase de internacionalização. No entanto, ainda não é considerada tão relevante no comércio internacional. A colaboração para a sustentabilidade, experimentada por todos os participantes da mesa, pode ser chave para transformar esse cenário. 

 

A palavra “colaboração” é muito falada no setor da moda. Mas qual seu papel de fato nos projetos? 

“A colaboração é a essência do programa Texbrasil. Quando participamos de eventos internacionais, como delegação brasileira, temos mais peso do que se as empresas participassem individualmente. Promover a moda brasileira como uma moda comprometida com a sustentabilidade faz com que todo o setor saia ganhando.” 

__ Marieli Christ

 

“Colaboração para nós, do Colabora Moda, é meio e fim. Quando estamos falando em transformação sistêmica do setor, estamos falando sobre desafios compartilhados – como garantir trabalho decente, combater as mudanças climáticas ou promover a equidade. Precisamos colaborar para melhorar o ambiente de negócios e avançar em temas complexos.”

___ Lucilene Danciguer

 

“As marcas já perceberam que unidas, de forma colaborativa, conseguem ter um impacto positivo maior no segmento. No Moda ComVerso, as marcas colaboram em um estágio de pré-competição. O trabalho colaborativo nos permite fazer alinhamentos e definir ações para avançar na agenda ESG. 

___ Edmundo Lima

 

“O diálogo social é um dos pilares do nosso mandato, além de crucial para a implementação do Score. A colaboração neste projeto tem alguns aspectos fundamentais: conhecimento setorial dos atores, mobilização – sem ela, não articulamos trabalhadores e empresas –, apropriação da iniciativa e do repertório da OIT pelos atores envolvidos.”

___ Andrej Slivnik 

 

 

Diferencial do Brasil na elaboração e execução de projetos que demandam colaboração

“Quando falamos em processos de transformação e mudança sistêmica no mundo, é mais fácil contar com pessoas e organizações na fase de elaborar a transformação, de pensar sobre ela. Mas, quando chega a hora de trabalhar colaborativamente de forma efetiva e colocar a mão na massa junto, é mais difícil. No Colabora Moda Sustentável existe uma disposição para trabalhar concretamente e isso é um enorme diferencial. 

___ Lucilene Danciguer

 

 

Como fazer com que empresas que competem trabalhem dentro de uma abordagem colaborativa?

Empresas que são competidoras diretas ainda têm dificuldade em estarem no mesmo ambiente de colaboração. Na Sustainable Fashion League, tivemos o cuidado de reunir empresas com perfis bastante diferentes em termos de porte e faturamento; também de construir um ambiente em que as empresas se sentissem confortáveis para expor desafios e boas práticas do processo de sustentabilidade.

__ Marieli Christ

 

 

Depois de anos desenvolvendo iniciativas coletivas, o grande aprendizado é construir um ambiente de segurança e confiabilidade entre os varejistas para a discussão de problemas. No Fórum da ABVTEX existe esse ambiente. As empresas têm perfis diferentes – segmentação, produto, estratégias – mas nas discussões buscamos um ponto de equilíbrio.

___ Edmundo Lima

 

**

Além dos blocos de conteúdo, o painel contou com uma sessão de perguntas. Acesse a gravação no YouTube a tenha acesso à gravação completa:

**

 

Sobre os projetos mencionados no painel ao lado do Colabora Moda Sustentável: 

Score: o projeto da OIT visa a fortalecer as pequenas e médias empresas (PMEs) funcionários(as) de cadeias de valor selecionadas, para que alcancem maior produtividade e melhores condições de trabalho, por meio da introdução da metodologia Sustentando Empresas Competitivas e Responsáveis (SCORE, na sigla em inglês) da OIT. O foco inicial do projeto são as PMEs do setor têxtil e de confecções da Região Metropolitana de São Paulo, maior polo do Brasil.

Brazilian Sustainable Fashion League: programa que congrega empresas compromissadas com a sustentabilidade. Promove troca de experiências e construção de parcerias, além de conteúdos sobre sustentabilidade na moda. Ao fim, acontecem encontros individuais das empresas com a consultoria para um diagnóstico ESG, mapeamento para comunicação e apontamento de melhorias em um plano de ação. 

TexBrasil: programa que tem o objetivo promover a internacionalização da indústria têxtil e da moda brasileira, atuando junto às empresas para que elas tenham estratégias. Iniciativas de promoção de negócios, de imagem, de inovação em sustentabilidade. Tem um viés internacional, então o objetivo é construir uma narrativa sólida que mostre o comprometimento do setor nas agendas internacionais. 

Moda ComVerso: movimento liderado pela ABVETX para promover a moda socialmente responsável no Brasil a partir do estímulo a uma cadeia de valor ética, humana e transparente. Reúne varejistas, fornecedores e parceiros comprometidos com o combate ao trabalho análogo ao escravo e  infantil, além da redução da informalidade do setor.

Nós, do Colabora Moda Sustentável: se você já acompanha nosso trabalho de alguma forma, seja como Colaborante ou como leitor do blog, deve saber que somos uma plataforma multissetorial de inovação para a moda sustentável no Brasil. Mas, se chegou hoje, vale mergulhar no nosso site, que explica direitinho nossa atuação. Comece por aqui!