Logo Colabora Moda Sustentavel

5 PASSOS DO COLABORA MODA EM 2022 RUMO A UMA MODA EQUITATIVA E PLURAL

Colabora Moda Sustentável
24 de novembro de 2022

 

No mês em que somos convidados a pensar sobre a consciência negra, temos o dever de dar passos concretos para que nossa sociedade e nossa moda sejam mais humanas e, mais do que não-racista, sejam antirracista.

No Colabora Moda seguimos aprendendo juntes nessa jornada. Mais de 500 anos de opressões não se mudam com uma ação isolada, em um único mês. É preciso agir todos os dias, durante o ano inteiro.

Uma palestra ou um treinamento é só o começo. Além do letramento, é preciso formar lideranças nas diversas áreas dentro das empresas e das organizações da cadeia de valor, incluir a pauta da diversidade e do antirracismo na governança, nas políticas, nos planos de carreira, no recrutamento, nos programas ambientais, nas metas, nos indicadores de desempenho. Além disso, deve-se respeitar as diversas identidades culturais brasileiras, incluindo-as em nossas ações, processos produtivos, coleções, marketing e em tudo o que fazemos.

Dentre nossos aprendizados como “Colaborantes”, destacamos 5 passos importantes em 2022 rumo à uma moda equitativa e plural abaixo.

 

  1. Recomendações para a Moda Sustentável no Brasil – Janeiro 2022

 

Diversidade e antirracismo devem perpassar toda a cadeia de valor. As Recomendações para a Moda Sustentável, documento que estamos levando a diversos cantos do Brasil, incluem caminhos concretos para ação nesse sentido. Vamos relembrar duas delas?

 

Recomendação 1.3:

Que profissionais das empresas varejistas responsáveis pela definição e escolha das coleções adotem em suas coleções as identidades brasileiras e ressaltem a diversidade de corpos nos seus produtos, e que valorizem economicamente e respeitem a autoria, bem como a autodeterminação dos grupos produtivos envolvidos.

 

 

Recomendação 1.5:

Que todas as empresas e organizações da cadeia de valor da moda tenham, em suas políticas e estratégias, metas e ações claras para promover uma cadeia que respeite os direitos humanos, com mais equidade, considerando gênero, raça, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e território de origem.

 

  1. Formação Antirracista na Moda – Abril 2022

 

A moda influencia e comunica muitas coisas e, por isso, além não replicar comportamentos racistas, precisa ser antirracista em todas suas ações, apoiar iniciativas e buscar aliados nas mais diversas áreas dentro das empresas.

Em abril de 2022, realizamos o I Encontro de Formação Antirracista na Moda com o objetivo de debater caminhos e soluções para que haja mais equidade racial no segmento. Uma atividade promovida pelo Instituto Trabalho Decente (ITD), liderada por Patrícia Lima e apoiada pelo Colabora Moda Sustentável e pelo Instituto C&A, com a participação de diversos gigantes do varejo.

 

 

  1. Comitê de Ética – Julho 2022

 

Precisamos de governança para fazer acontecer a moda equitativa e plural que queremos. É o G da sigla ASG (Ambiente, Sociedade e Governança). A criação do Comitê de Ética dentro do Colabora Moda marca uma nova fase em nossa governança, dando mais robustez e segurança para quem assume compromissos e quer elevar os padrões na moda no Brasil.

 

  1. Oficina Colabora Moda Sustentável – Agosto 2022

 

A moda antirracista considera todas as interfaces com as questões climáticas e ambientais, afinal são as pessoas racializadas e vulnerabilizadas que mais sofrem os efeitos e impactos.

A Oficina de Moda Regenerativa e Circular Colabora Moda Sustentável, que aconteceu em São Paulo em agosto de 2022, discutiu temas conectados com as transformações mais urgentes da moda. Dentre eles, o painel “Da justiça climática aos indicadores sociais das pessoas que fazem a moda” também foi um manifesto contra o racismo, a injustiça climática, a desigualdade e tantas outras opressões.

 

 

  1. GTI Equidade na Moda e suas Interseccionalidades – Agosto 2022

 

O racismo é estrutural e, por isso, demanda soluções em várias frentes, de forma sistêmica. Nos momentos de construção coletiva da Oficina de Moda Regenerativa e Circular, garantimos encaminhamentos a um Grupo de Trabalho que tem como objetivo criar um programa de letramento em equidade na moda, bem como  avançar para políticas e metas de diversidade e equidade dentro das empresas e organizações que integram o Colabora Moda. 

 

 

Por meio de uma perspectiva interseccional, a iniciativa visa acelerar debates e, especialmente, gerar mudanças em políticas, programas e culturas corporativas em relação às questões que atravessam raça, gênero, classe e meio ambiente, a partir das experiências comuns das populações minorizadas.