A cadeia produtiva da moda é extensa, pulverizada e distribuída por todo o território brasileiro com muitas especificidades regionais. Transformar o setor como um todo exige o desenvolvimento de soluções compartilhadas e o envolvimento de múltiplos atores – algo que já está na essência da nossa atuação como Colabora Moda Sustentável.
Para acelerar a resolução de diversos e complexos desafios sociais, econômicos e ambientais, decidimos trabalhar ao longo de meses na construção de recomendações. Quando adotadas, elas podem destravar e impulsionar o avanço dessas soluções e transformar os principais desafios do setor, tornando a moda brasileira mais ética e sustentável.
O QUE É UMA RECOMENDAÇÃO
Uma boa recomendação é aquela que, se de fato adotada, transforma. Por esta razão, as propostas de recomendações apresentadas a seguir não têm a premissa de serem revolucionárias e nem devem ser utópicas, mas se pautam em alavancas reais, viáveis e que, por vezes, estão em consonância com movimentos emergentes no ecossistema em questão.
O conjunto das recomendações, além de ser factível e ter potência de mudança, é uma composição importante a ser constituída, pois um avanço conjunto gera efeitos que se apoiam mutuamente, reforçando e potencializando novos caminhos.
AS RECOMENDAÇÕES TÊM DESTINATÁRIOS
Além disso, individualmente as recomendações precisam ser endereçadas a atores que possuem papel relevante ou, mesmo, responsabilidades formais em um assunto, atores que podem influenciar outros atores, que estão disponíveis e aptos para dialogar e influenciar e que têm a capacidade de dar visibilidade à agenda e criar fatos e informações novas que levam as discussões do setor a um novo patamar. Por mais complexa que seja uma questão, o ator recomendado tem a possibilidade de ser efetivo.
CAMINHO DE CONSTRUÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES
Para que isto seja possível, as Recomendações para a Moda Sustentável no Brasil estão sendo elaboradas em um processo consultivo e participativo durante o ano de 2021 – com análise de materiais nacionais e internacionais, entrevistas em profundidade e consultas públicas. O processo é orientado pelo Colabora Moda Sustentável e executado pela Prowa Consultoria.
As potenciais recomendações partem de conhecimentos já construídos por diversos trabalhos internacionais – de organizações internacionais (OCDE, ONU, OIT, União Europeia), do Governo Britânico, das Organizações da Sociedade Civil (Fundação Ellen MacArthur, BSR), estudos de casos de outros ecossistemas da moda internacional (Espanha, Ásia), entre outros.
No contexto brasileiro, a base da análise se pautou, principalmente, no extenso e consistente trabalho que realizamos no Colabora Moda Sustentável, que tem conduzido sua estratégia e iniciativas multi-atores para alcançar a transformação positiva na cadeia da moda, a partir do entendimento sistêmico de desafios, riscos e oportunidades, e do aprendizado emergente e colaborativo de soluções que tragam benefícios para todos.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
DAS RECOMENDAÇÕES
nício do Colabora Moda Sustentável e identificação dos 6 eixos transformadores: Educação, Ciência & Tecnologia; Trabalho e Equidade; Meio Ambiente; Cultura & Consumo; Modelo de Negócios; e Políticas Públicas
Mapeamento de 65 ideias, experiências e possibilidades que poderiam se tornar recomendações por endereçarem os eixos transformadores e seus desafios, a partir de documentos do Colabora Moda Sustentável e de outros movimentos nacionais e internacionais
Definição de 25 propostas de recomendações agrupadas em 5 grandes necessidades:
1. Desenvolvimento da cadeia e do ambiente de negócios; 2. Aumento da oferta de capital; 3. Fortalecimento do Ecossistema da Moda e de suas Organizações e Atores; 4. Ambiente legal e regulatório favorável; 5. Geração e Disseminação de Conhecimento
Consulta pública a nível nacional sobre as Recomendações Colabora Moda Sustentável – Caminhos para a Moda Sustentável no Brasil
Construção coletiva das estratégias para retomada econômica com sustentabilidade, uma das bases para construção das recomendações
Entrevistas a especialistas e atores relevantes para o tema – colaboradores de empresas e associações dos setores da moda, órgãos públicos e reguladores, organizações da sociedade civil que apoiam a agenda e agentes públicos relevantes para o tema
Consulta e colheita de contribuições dos membros do Colabora Moda Sustentável, definição de 20 recomendações para a moda sustentável no Brasil
AGORA É SUA VEZ DE CONTRIBUIR NESSA IMPORTANTE CONSTRUÇÃO!
LEIA com atenção as recomendações Colabora Moda Sustentável.
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ESTABELEÇA UM PLANO para implementar as recomendações a partir do seu ambiente de trabalho. Lembre que, se não forem adotadas, elas não serão efetivas.
PRIORIZE as estratégias que mais se conectarem com a sua área de atuação e advogue pela mudança.
COLABORE com quem está atuando para potencializar os resultados e fale conosco se quiser construir soluções e encaminhamentos conjuntamente.
Dentro de cada bloco abaixo, você encontrará o texto detalhado das recomendações.
Se ficar com dúvidas sobre alguma informação ou termos, você pode acessar nosso Glossário aqui.
Desenvolver melhores modelos de negócio para uma cadeia mais robusta, com menos riscos, maior desenvolvimento da indústria da moda, têxtil, acessórios e calçados, pode promover um ambiente de competitividade saudável, garantir direitos e oferecer melhores condições de trabalho para todos os trabalhadores, diretos ou indiretos, e conectar às expectativas dos consumidores em todo o mundo por mais sustentabilidade.
As recomendações relacionadas visam dar maior robustez à cadeia, maior qualificação e profissionalização, e incentivar práticas que reduzam a informalidade e tragam segurança social e ambiental a todos.
É possível alavancar e acelerar diversas soluções técnicas, tecnológicas e sociais já mapeadas, que estão sendo testadas na cadeia. E para isto é necessário atrair e ampliar os recursos para fomentar novos modelos de negócios, desenvolvimento e adoção de tecnologias e arranjos produtivos justos e sustentáveis na cadeia da moda brasileira. Através do direcionamento e ampliação de recursos financeiros provenientes de diferentes fontes – governos, organizações filantrópicas, bancos, empresas da cadeia e investidores.
E nesse tema, as recomendações buscam a atração de capital, ampliação de linhas de financiamento e ampliação da disposição de recursos financeiros filantrópicos e não filantrópicos para fomentar modelos de negócios, tecnologias e arranjos produtivos mais sustentáveis.
Para transformar cadeias produtivas em ecossistemas saudáveis e sustentáveis de valor compartilhado – com a redução das desigualdades, redução das injustiças, prática da responsabilidade social das empresas – deve-se contar com atores diversos em escopo de atuação, porte e maturidade, com conhecimentos e habilidades complementares e com capacidade e predisposição para compreensão e construção de uma agenda mútua positiva. Soluções sistêmicas e colaborativas são mais criativas, geram ações mais equilibradas e benéficas ao coletivo de pessoas e empresas, garantindo maior perenidade a essas soluções e estabilidade social.
Um ecossistema da moda é composto por atores tais como grandes agricultores e pequenos produtores familiares de fibras naturais, fabricantes de fibras artificiais e sintéticas, fiação e tecelagem, beneficiadores, confeccionistas, distribuidores, e varejistas, trabalhadores, incluindo imigrantes, de todos esses elos da cadeia têxtil em condição formal ou informal de trabalho, consumidores, fornecedores de maquinário, fornecedores de equipamentos, produção de softwares, editoras de revistas especializadas, feiras de moda; agências de publicidade, órgãos de proteção ao trabalhador, reguladores, organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias e de grupos produtivos, designers de moda, plataformas digitais de venda no varejo, influencers, jornalistas, editores de moda, mídia, etc.
Para destravar desafios é necessário também atuar sobre o ambiente legal e regulatório, tanto público quanto privado, considerando oportunidades de construção e revisão de regulamentações e normas, que exijam condições mínimas, responsabilidade social e ambiental, ética e transparência, e que facilitem o desenvolvimento sustentável do ecossistema. Ter um ambiente legal e regulatório favorável é parte determinante para estimular e incentivar o desenvolvimento e adoção de práticas sociais e ambientais sustentáveis ao longo da cadeia.
Não podemos atuar sobre o que não conhecemos. Compreender as oportunidades e impactos da cadeia da moda no Brasil é fundamental para que todos os elos compreendam seu papel e seu potencial em gerar soluções. A disseminação de conhecimento e condução de estratégias regionais e nacionais baseada em dados são essenciais para que se construa capacidade de avaliação e senso de urgência nas questões sociais e ambientais da cadeia, buscando uma mudança estrutural de padrão de consumo e produção através da conscientização, valorização e mobilização social.