Logo Colabora Moda Sustentavel
http://Imagem%20de%20destaque
Imagem gentilmente cedida por Instituto C&A

COMO
COLABORAMOS

Para alcançar o nível de engajamento necessário na transição para a sustentabilidade na moda, enfrentando os seus diversos desafios complexos, estamos em constante aprimoramento teórico e metodológico. Atuamos a partir de três pilares: Colaboração, Visão Sistêmica e Experimentação.

COLABORAÇÃO

É nossa forma de atuar em meio à diversidade de perspectivas. Compartilhando ideias e práticas, vamos fortalecendo relacionamentos e a confiança entre os participantes, criando um espaço pré-competitivo, no qual convivem pessoas, empresas e instituições com perfis e interesses distintos e até conflitantes. Na essência está o conceito de Colaboração Estendida, de Adam Kahane. Para ele, a maneira tradicional de imaginar a colaboração como um trabalho harmonioso em equipe é limitada e limitadora. No lugar dessa visão, sugere abraçar o conflito, a experimentação e a cocriação genuína, provendo ferramentas para dar início à mudança a partir de nós mesmos, da forma como vemos, ouvimos e nos relacionamos com o outro.

VISÃO SISTÊMICA

É uma abordagem da realidade que busca compreender o todo e a interconexão entre as partes, abraçando a complexidade. Esse tipo de pensamento considera as relações de força entre as partes, busca entender as causas dos problemas, nem sempre diretas, para agir em pontos do sistema que tem alto poder de transformação. Foi com visão sistêmica que construímos os quatro possíveis Cenários Futuros da Moda no Brasil em 2035, olhamos para a moda brasileira e definimos os 6 eixos transformadores da moda sustentável – os pontos por meio dos quais podemos modificar a cadeia da moda nos próximos anos: Trabalho e Equidade | Meio Ambiente | Modelo de Negócios | Cultura e Consumo | Educação, Ciência e Tecnologia | Políticas Públicas.

EXPERIMENTAÇÃO

Os eixos transformadores deram origem aos primeiros grupos de trabalho no Colabora Moda Sustentável guiando a etapa de maior concretude do nosso trabalho: a prototipação das iniciativas multissetoriais. Ao cocriar e apoiar projetos conectados à cadeia da moda brasileira, aprendemos fazendo como fazer a transformação e ampliamos o impacto positivo do setor e avaliamos as ideias capazes de ganhar escala.

NOVIDADES

“O legado alça voo, enquanto o Colabora repousa” – Um Novo Capítulo do Colabora Moda Sustentável

11 de outubro de 2023
Com um profundo senso de realização e um misto de emoções que nos dirigimos a todos vocês neste momento tão significativo. Como disse um dos membros do nosso conselho: “O legado alça voo, enquanto o Colabora repousa.” É com esta reflexão que desejamos compartilhar algumas notícias importantes sobre o futuro do Colabora Moda Sustentável. Celebrando […]

Equidade em Foco: Oficina Elabora inspira uma moda sustentável e inclusiva para trabalhadoras e trabalhadores do setor

08 de agosto de 2023
Santa Cruz do Capibaribe (PE) e São Paulo (SP) receberam as oficinas Elabora, uma iniciativa do Colabora Moda com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil para sensibilizar, discutir e chamar para a ação por mais equidade na moda brasileira.  Com o objetivo de aproximar de lideranças que podem construir caminhos para mais […]

Cartilha de Recomendações para a Moda Sustentável, direcionada a pequenas empresas, é lançada pelo Colabora Moda Sustentável.

25 de julho de 2023
Sustentabilidade virou meta para empresas de todos os setores, no Brasil e no mundo. Mas a moda, em função de sua cadeia de valor complexa e fragmentada, tem desafios próprios. Pensando neles, o Colabora Moda Sustentável lança um novo produto digital gratuito: a Cartilha das Recomendações para a Moda Sustentável no Brasil. Pensada para apoiar […]

Maior evento ativista de moda do mundo, o Fashion Revolution lança seu manifesto.

17 de abril de 2023
A Semana Fashion Revolution, campanha que acontece anualmente ao redor do mundo com o objetivo de reimaginar coletivamente um sistema de moda justo e igualitário para as pessoas e o planeta, acontecerá de 22 a 29 de abril de 2023. O tema deste ano é o Manifesto pela Revolução na Moda com 10 pontos que reforçam a visão rumo uma indústria da moda que conserve e restaure o meio ambiente, e valorize as pessoas acima do lucro. 

COMO A MODA PODE AGIR PARA REDUZIR OS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS?

20 de março de 2023
Administrar de forma equitativa os recursos mundiais está na lista de prioridades de quem combate os efeitos das mudanças do clima. O esforço de sensibilizar pessoas e organizações sobre esse tema acaba por recolocar em pauta outras perguntas: quais as ações possíveis? E qual a importância de as empresas de moda agirem coletivamente para impedir consequências ainda mais severas nas questões do clima? 

ECOSSISTEMA DO SISTEMA DE MODA: UM PAINEL SOBRE COLABORAÇÃO NO FÓRUM DA OCDE

28 de fevereiro de 2023
  Como os projetos colaborativos contribuem para uma moda mais sustentável no Brasil? Essa foi uma das perguntas-guia da Side Session do Fórum OCDE sobre Devida Diligência no Setor de Vestuário e Calçados, realizada no dia 13 de fevereiro de 2023. Os convidados Edmundo Lima (Moda ComVerso – Abvtex), Andrej Slivnik (Projeto SCORE no Brasil […]

ECOSSISTEMA
DE INOVAÇÃO

O Colabora Moda Sustentável é estruturado para ser um terreno fértil para soluções inovadoras e tecnológicas que sejam também sustentáveis e éticas. Reunimos um conjunto de atores (indivíduos, empresas e instituições) que convivem entre si, formando um ambiente de conexões prósperas, onde o conhecimento se difunde.

As interações do ecossistema são nutritivas para o Colabora Moda Sustentável, ao mesmo tempo em que são estimuladas por nós. Por exemplo, para que tenhamos diversidade, criamos de forma intencional um espaço que mistura pessoas de atuação

Também temos uma série de ações de apoio aos Colaborantes, que podem ou não acontecer em sequência:

  • Prototipação coletiva
  • Conexão entre mentores e empreendedores
  • Busca por soluções financeiras para alavancagem de iniciativas
  • Realização de encontros temáticos entre Colaborantes
  • Promoção de eventos e publicações nossos e parceiros
  • Desenvolvimento de capacidades de lideranças com visão sistêmica
Imagem ilustrativa

SOLUÇÕES COLABORATIVAS

São as iniciativas multissetoriais cocriadas em parceria com pessoas físicas e jurídicas, e que colocam em prática a mudança que querem ver na moda. Entre 2018 e 2020, foram prototipadas e apoiadas pelo Colabora Moda Sustentável 29 delas: de início, eram geradas dentro dos nossos encontros; com o tempo, também passamos a incubar e fortalecer iniciativas geradas pelos membros em outros contextos e que se relacionavam com as temáticas que estávamos trabalhando. Cada uma delas têm sua história e seu jeito de atuar, por isso recomendamos uma visita à página do site dedicada a elas.

CHAMADAS, MAPEAMENTOS E EDITAIS

Acreditamos que soluções inovadoras precisam ter um ambiente favorável para florescer e ser incentivadas para que alcancem ainda mais resultados. Além de fomentar as iniciativas criadas pelos Colaborantes, buscamos aprofundar nossa visão acerca do que tem sido criado para a cadeia da moda no Brasil por meio de chamadas, mapeamentos e editais.

ENCONTROS E FORMAÇÕES

Acreditamos na força das relações e no desenvolvimento de capacidades como forças para promover mudança. Encontros online exclusivos para Colaborantes ou abertos ao público, organizados ao longo do ano, são nossos espaços de relação entre pessoas e projetos que estão olhando para as mesmas dimensões – e eventualmente trabalhando juntos.

Em 2021, nestes encontros, tivemos momentos dedicados a mergulhar em conceitos de sustentabilidade e regeneração, inovação para moda regenerativa e, entre outros temas, um estudo do Senai Cetiqt sobre os negócios de moda ligados à sustentabilidade no Brasil. Como complementação, organizamos formações a partir de demandas vindas do ecossistema e que ajudam a desenvolver os Colaborantes para agir. Além disso, tivemos a primeira edição do Encontro Colabora Moda Sustentável com sessões públicas. Compartilhamos  mais sobre esses conteúdos no nosso blog e no nosso canal do YouTube.

ESTUDOS E PESQUISAS

Quanto mais informações e mais conhecimento sobre a realidade do sistema da moda brasileira, maior a nossa possibilidade de transformá-lo. Consideramos que a conexão com a academia é parte essencial da inovação dentro da moda brasileira – são os estudos que trazem subsídios teóricos, aprofundamento conceitual e dados atualizados. Por isso, apoiamos projetos de parceiros e membros do Colabora Moda Sustentável em diversas esferas de fomento. Dessa forma, olhamos para a cadeia de valor e entregamos aprendizados (nossos e dos Colaborantes) para o setor.